Guia alimentação

Depois dos primeiros seis meses de vida, a preocupação dos pais com o cardápio dos filhos só cresce. Assim como as dúvidas! O principal dilema é: como garantir refeições gostosas e completas e que ajudem na saúde e também no crescimento? Um dos grandes desafios tanto dos pais como da escola, está em educar o paladar das crianças, oferecendo alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, inseridos em diferentes preparações. Afinal, nosso maior objetivo é que a criança ingira as vitaminas e minerais presentes nesses alimentos.

O horários e rotina para a alimentação são fundamentais. As crianças devem se alimentar em lugar calmo, arejado, limpo e com frequência de três horas. A ingestão de líquidos, deve ser evitada nesse período, assim não atrapalhamos a digestão.

O cardápio da escola é diversificado e equilibrado. Se a criança rejeitar o alimento (principalmente as verduras e legumes), a sugestão é insistir e sempre oferecer o alimento através de outras formas, como sopas, omelete com legumes, suflês de legumes ou sanduíche natural.

As refeições inseridas no cardápio, são preparadas na escola. Evitamos alimentos com açúcar branco: como é o caso do achocolatado, sucos em pó, bolachas recheadas e bolos com cobertura. O sal utilizado sempre com muita moderação. Utilizamos temperos naturais (salsinha, cebolinha, cebola, alho) assim, a comida fica muito mais saborosa!

O melhor momento para formar bons hábitos alimentares é na infância.

10 Dicas para ajudar na alimentação do seu filho

1. Introduza um alimento novo por vez e em pequenas quantidades. É importante que sempre haja pelo menos uma comida que ele goste.

2. Procure acrescentar valor nutritivo aos pratos que prepara. Misture uma couve bem picadinha ao arroz com feijão ou carne moída no macarrão branco. Se ele gosta de mingau, tente misturar frutas em pedaços.

3. Levar os pequenos para a cozinha é uma das maneiras de fazer a criança gostar de alimentos saudáveis.

4. Leve seu filho a feira ou ao supermercado, peça que segure a lista das compras. Dê a ele o direito de escolher algumas coisas: cenoura ou chuchu? Abacate ou melão para a sobremesa? Tente transformar isso numa brincadeira.

5. Diga que ele é o cozinheiro (vale até um chapéu de chef improvisado, ou um avental) e deixe-o lavar a folha da alface, fazer um suco de fruta.

6. Faça “carinhas” com a comida: por exemplo, macarrão ou cenoura ralada como cabelo, dois tomatinhos ou ervilha como olhos, corte pimentão vermelho para fazer a boca.

7. Deixe-o molhar pedaços de fruta no iogurte. Ele vai adorar a meleca, e talvez coma.

8. Arranje pratos com o desenho preferido dele, ou um jogo americano divertido, ele vai achar a maior graça na hora de comer.

9. Leve seu filho para conhecer um pomar ou uma horta para ele ver de onde as coisas vêm.

10. E o mais importante: Os pais também devem ser bons exemplos! O ideal é que você se alimente com as crianças, consumindo os mesmos ingredientes e preparações. Isso é importante para que elas sintam que estão inseridas nos hábitos alimentares da família.

Agora é só anotar nossas dicas, fazer a sua parte e garantir o sucesso na alimentação dos seus filhos em casa!

Cardápio Demonstrativo.

Para verificar qual é o cardápio em vigências favor consultar junto a escola ou na agênda escolar caso seja aluno.

Empresa Responsável: Sanifood
Flávia Araújo Arnas